Clientes da Energisa aderem ao Projeto Conta Cidadã em Catanduva
A Energisa inaugurou em Catanduva, no dia 19/01, na Praça Roosevelt, o primeiro posto de coleta do Projeto Conta Cidadã. Logo nas primeiras horas da manhã, vários clientes passaram pelo posto e realizaram cadastro e receberam o cartão Conta Cidadã, que deve ser apresentado sempre que levar os materiais para trocar por bônus.
Por meio deste projeto de Eficiência Energética, a Energisa estimula e convida seus clientes a cuidarem mais do meio ambiente, além de ser uma oportunidade para trocarem lixo reciclável como papel, plástico e metal por descontos na conta de energia.
Para efetuar o cadastro no Conta Cidadã, o cliente deve apresentar uma conta de energia e assinar um Termo de Adesão. O posto de coleta funcionará uma vez por semana, toda terça-feira, das 8h às 16h.
A Energisa firmou parceria com a Recicla Ação e com a J.S. Sucatas, que participam com seus funcionários no cadastro, separação e pesagem do lixo no posto de coleta. Todo material coletado no Conta Cidadã vai para as empresas, que dão um destino certo aos materiais.
O que poderá ser reciclado
Os materiais que poderão ser separados e levados até o posto de coleta do Conta Cidadã são: metal (latas de alumínio, ferro e latão), plástico (pet, plástico duro, plástico branco e plástico filme) e papel (branco, misto, papelão e embalagem longa vida).
Os resíduos devem estar limpos, secos e separados. O valor do desconto depende da quantidade e do tipo de material levado, pois cada resíduo tem seu valor de mercado. O desconto é válido apenas para consumidores residenciais, não se estendendo às empresas e comércios.
Materiais que não serão reciclados
Metal: aerossol, baterias, clipes, esponja de aço, grampos, latas de tinta e pilhas.
Plástico: adesivos, copinhos e fraldas descartáveis, embalagens metalizadas de biscoitos e bombons, isopor e espumas.
Papel: fotografias, guardanapos, papel carbono, papel plastificado e papel higiênico.
Outros: Vidros, cartela de comprimido, CDs, couro, DVDs, fitas UHS, lixo eletrônico, lixos perigosos produzidos por indústrias e hospitais, madeira, óleo lubrificante, pneu, restos de alimentos, restos de construção civil, tecido e tinta.
Como separar seus materiais recicláveis:
1. Separe o material reciclável do lixo orgânico (restos de comida ou restos molhados). Essa separação é importante, pois evita sujar o material.
2. Depois, retire as sobras de alimentos dos materiais recicláveis. Se for necessário, lave-os.
3. Amasse latas, garrafas PET para ocupar menos espaço.
4. Papel e papelão devem estar secos, limpos e de preferência, dobrados ou rasgados.
Jornal Acontece de Catanduva - © - Todos os direitos reservados 17-3523 1374