O Governo Federal, através do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, concedeu ao IDVC - Instituto dos Deficientes Visuais de Catanduva o Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS). “Essa conquista coroa o trabalho de toda a diretoria e só foi viabilizada em tempo recorde graças ao inestimável apoio do médico e deputado federal Dr. Sinval Malheiros”, destaca o presidente da entidade, Marcelo Fernandes dos Santos.
“Essa concessão representa o início de um novo tempo para a entidade, pois possibilita diversos benefícios. O IDVC a partir de agora poderá ampliar programas e projetos sociais, amparando a um número cada vez maior de deficientes”, assegura o médico e deputado, durante visita ao IDVC. Do início do processo à conquista da certificação, foram quatro meses de trabalho da diretoria do Instituto com o gabinete do deputado federal.
“A ajuda do médico e deputado foi decisiva para conquistar a certificação, que é concedida pelo Governo Federal a entidades sem fins lucrativos e entidades de assistência social que prestem serviços nas áreas de educação, assistência social ou saúde. Com ela será possível a isenção das contribuições sociais e, principalmente, celebrar convênios com o poder público”, detalha Marcelo Fernandes.
A certificação demonstra que o Instituto dos Deficientes Visuais de Catanduva (IDVC) atende todas as exigências legais necessárias, provando ser uma instituição idônea e séria.
“Conseguir a certificação é um processo demorado, que pode alcançar até dois anos. O IDVC atendeu todos os requisitos e comprovou documentalmente tudo que lhe foi solicitado, estando em dia e atendendo todas as exigências da legislação vigente deste seguimento”, finaliza.
Saiba mais – Depois de 10 anos sem prestar atendimento para a população deficiente, a sede do IDVC foi recentemente reinaugurada na
rua Espírito Santo, 782, no bairro Higienópolis, em Catanduva (SP). Atualmente, o Instituto dos Deficientes Visuais de Catanduva, antigo Instituto dos Cegos, oferece gratuitamente atividades de recreação e lazer para pessoas cegas ou de baixa visão. As atividades oferecidas são: Artesanato, aulas de dança, canto, informática, braile dentre outras.
De acordo com Marcelo Fernandes dos Santos, presidente do IDVC, a instituição oferece para o participante que passa o dia na entidade, café da manhã, almoço e café da tarde. “É importante ressaltar que na nossa sede os pacientes desfrutam de várias atividades e quem quiser pode passar o dia para acompanhar todas as ações”, informa Santos.
Além das atividades, o Instituto também oferece revistas faladas e com mouse/lupa. “O paciente fica totalmente informado com recursos de última geração em tecnologia para deficientes”, frisa o presidente. A nova sede conta ainda com novas salas (sala de braile), rampa de acessibilidade para deficientes físicos e visuais, sala de informática, sala administrativa, biblioteca com livros em braile e audiolivros, equipamentos tecnológicos de última geração, estacionamento na frente da sede, paisagismo em toda área externa e interna e ambiente moderno e informatizado.
Serviço - A sede do IDVC está localizada na rua Espírito Santo, 782, no bairro Higienópolis. O telefone para mais informações é (17) 3525-7777.