Segurança na execução de serviços perto da rede elétrica deve ser prioridade tanto dos trabalhadores quanto dos contratantes e responsáveis pela obra
Mesmo sabendo dos perigos decorrentes da eletricidade, muitos profissionais e amadores insistem em arriscar a própria vida realizando serviços perto da rede elétrica sem os devidos cuidados. Por esse motivo, o programa Guardião da Segurança da Energisa Sul-Sudeste promove orientações aos trabalhadores da construção civil e à comunidade para evitar acidentes com a rede elétrica. Esse alerta se estende às empresas, empreiteiras, construtoras, responsáveis por obras e serviços, e até cidadãos comuns que contratam os profissionais e precisam se preocupar e cobrar uma conduta de segurança por parte dos trabalhadores.
“Nosso compromisso com a vida ultrapassa o cuidado apenas com os nossos eletricistas, que diariamente têm contato direto com a rede elétrica. Atuamos para conscientizar pedreiros, pintores, serralheiros, instaladores de painéis e antenas, pessoas que fazem podas de árvores e até amadores em pequenos reparos, sobre os cuidados necessários para prevenir acidentes com a rede elétrica”, enfatiza Juliana Volpi Favaretto, coordenadora de Saúde e Segurança da Energisa Sul-Sudeste.
E, devido à seriedade do assunto, a atuação das equipes do Guardião da Segurança vai além dos trabalhadores. A coordenadora acrescenta que a segurança e vida dos profissionais também devem ser prioridade entre as pessoas e empresas que contratam os serviços. “Independentemente de ser uma pequena reforma domiciliar ou a construção de um grande empreendimento, quem contrata um profissional tem responsabilidade sobre a segurança dele e igualmente deve se atentar, orientar e fiscalizar para evitar acidentes e outros problemas”.
Atenção aos riscos
Juliana explica que às vezes os profissionais se atentam apenas para não encostar o instrumento de trabalho na rede de energia. Porém, há situações em que a proximidade de um equipamento com a fiação pode causar uma descarga por indução elétrica, provocando queimaduras, fraturas, lesões ou até a morte.
Dessa forma, quaisquer atividades que envolvem energia elétrica devem ser realizadas de forma segura e responsável, apenas por profissionais qualificados e autorizados.
Entre as principais orientações aos profissionais, o Guardião da Segurança destaca:
Jornal Acontece de Catanduva - © - Todos os direitos reservados 17-3523 1374