Na Legião da Boa Vontade (LBV), o trabalho de consciência socioambiental é constante. Desde seus primórdios, a Instituição trabalha temas ligados à preservação da Natureza, o não desperdício dos recursos naturais, bem como o comportamento sustentável, por meio de sua campanha “A destruição da Natureza é a extinção da raça humana”, conforme tese vanguardeira do presidente da Instituição, Paiva Netto. Daí a preocupação de ensinar hoje essas práticas de sustentabilidade às futuras gerações. Quanto mais facilmente compreenderem os riscos que podem ser causados pela destruição da Natureza, mais protegidas e conscientes estarão elas amanhã. É uma questão de sobrevivência.
É o que propõe o Projeto de Educação Ambiental, realizado no Centro Comunitário de Assistência Social da LBV em São José do Rio Preto/SP. Por meio dele, no dia 01/06, as meninas e meninos atendidos no serviço Criança: Futuro no Presente!, participaram de uma palestra com a Larissa Thiago Volpi, engenheira agrônoma da Secretaria Municipal do meio Ambiente e Urbanismo, que num bate papo bem descontraído explanou sobre os cuidados com o meio ambiente, orientando a garotada da importância de reciclar e separar o lixo, além do consumo consciente da água e a preservação dos recursos naturais.
“A LBV em parceria com a secretaria Municipal do Meio Ambiente, trouxe para os nossos atendidos de forma lúdica e pratica a importância de preservar a natureza. E é fundamental que a consciência ambiental seja formada desde cedo, pois é na infância que as crianças vão assimilar isso e vão se tornar cidadãos responsáveis. E hoje vendo a alegria de nossas crianças aprendendo, fazendo plantio de sementes e tendo acesso a essa educação ambiental, nos enche o coração de alegria por contribuirmos na formação de adultos conscientes, sendo multiplicadores do que eles aprendem aqui. Desenvolver consciência ambiental faz parte da missão da LBV, afirma o presidente da LBV José de Paiva Netto: “Educar. Preservar. Sobreviver. Humanamente também somos natureza!”. Esse é o nosso compromisso com os nossos atendidos, pois o futuro do nosso planeta, que já vem sofrendo muito com essas mudanças climáticas, está nas mãos dessas crianças. Considerou Paula Guaitulini, gestora social da LBV local.
Assumir a responsabilidade deve ser algo que cada um de nós deve tomar como princípio. Toda atitude em prol do meio ambiente faz a diferença. Dessa forma, na ocasião os atendidos também tiveram a oportunidade de realizar o plantio de sementes de girassol.
A atendida Isabela Silva de Abreu, 11 anos, comentou: “Hoje teve a palestra da consciência ambiental me ajudando a perceber como o mundo está precisando da nossa ajuda para conseguir crescer com a natureza, mostrou para a gente tudo que podemos fazer para melhorar cada vez mais o nosso planeta e o quanto ele está precisando da nossa ajuda. Fizemos um plantio de Girassóis para levar para nossa casa ou até mesmo mostrar para outras pessoas para deixar de exemplo. Não tenho nem palavras para agradecer”.
"Ações como estas são de suma importância para o aprendizado das crianças e adolescentes, em relação à preservação da natureza. Foi transmitido a eles vários fatores ambientais, compondo um conjunto de elementos físicos, químicos, biológicos e sociais. A palestrante Larissa enfatizou sobre os impactos ambientais que gera desequilíbrio, mostrando por meio de imagens alguns aspectos da degradação da natureza, bem como sobre sua preservação. Os usuários foram bem receptivos e participativos, fazendo muitas perguntas sobre o tema e Larissa respondeu a todos eles com muita atenção e carinho". Destacou a Educadora social Maria de Lourdes da Silva
Larissa Thiago Volpi, engenheira agrônoma da Secretaria do Meio Ambiente e Urbanismo de São José do Rio Preto fala do seu sentimento após a ação: "É uma honra estar aqui na LBV falando sobre o meio ambiente na XX Semana Integrada do Meio Ambiente, as crianças são sensacionais, senti muito amor delas em querer preservar o meio ambiente, elas entenderam muito bem e interagiram bastante. Além da teoria, fizemos na prática o plantio das mudas de girassol para que as crianças possam aguar e vejam essas plantas se desenvolverem. Eu só tenho uma palavra a dizer, Gratidão!
Assim, a Entidade desenvolve projetos sustentáveis a fim de minimizar os impactos gerados pela má conservação da natureza. Além de promover a consciência socioambiental as ações da LBV estimulam uma cultura de sustentabilidade. Conheça a LBV e ajude a cuidar do planeta. Em São José do Rio Preto/SP, a Instituição está localizada na Rua Dom Pedro l, 2776 – Jd. Canaã. Informações pelo site www.lbv.org.br ou pelo telefone (17) 3235-1811
Jornal Acontece de Catanduva - © - Todos os direitos reservados 17-3523 1374